Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O MUNDO DOS SENTIMENTOS - ZELO


ZELO

s.m. Cuidados para com qualquer pessoa ou coisa; desvelo.
Empenho extraordinário na execução dos deveres, obrigações etc.
Afeição ardente e viva por alguém.


Zelo
Preocupar-se com os outros é um sentimento muito natural nas pessoas de caráter. Zelo é uma palavra que implica em ação, e não uma emoção vazia. Você não pode zelar pelos outros se não fizer nada de prático para ajudá-los. Uma pessoa zelosa demonstra consideração pelos outros sendo gentil, solidária e generosa. E, por se preocupar com os outros, pensa bem sobre como suas decisões, palavras e ações podem afetar o bem-estar das outras pessoas.
Por que se preocupar com os outros ? Por que certas pessoas demonstram preocupação, consideração e generosidade para com os outros ? Há quem ajude só porque isso nos dá uma sensação boa. Há quem demonstre preocupação só porque outras pessoas o fazem. Há os que se mostram bondosos para melhorar sua imagem e ganhar reconhecimento, ou porque se sentem mal ao ver tantas pessoas sofrendo. Uma preocupação sincera com as outras pessoas é sinal de crescimento, de maturidade. Um aspecto fundamental das pessoas maduras é sua habilidade de pensar e preocupar-se com os outros. Porém a maioria das pessoas é formada por gente tão envolvida com seus próprios interesses que não conseguem ser honestas, leais ou respeitosas para com as outras pessoas.
Quem cultiva o sentimento e a prática do zelo, passa a ser altruísta, em vez de egoísta; a priorizar o “nós” - em vez do “eu”; e a colaborar com outros, ao invés de explorá-los. A Regra de Ouro “Só faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você” é um ditado que encontrou eco em todas as culturas do mundo inteiro. Ironicamente, a Regra sugere que consideremos os nossos sentimentos quando pensamos nos outros. O outro lado da questão é: como nos sentiríamos se os outros nos tratassem como nós os tratamos? Esta pergunta coloca o nosso comportamento numa perspectiva ética. Os “parceiros” Chamamos de “parceiros" os indivíduos ou grupos que serão atingidos pelas conseqüências de uma decisão ou ação tomada por outras pessoas. Qualquer pessoa que queira agir eticamente deve considerar seriamente os efeitos que a sua decisão poderá ter nos demais “acionistas”, mesmo que sejam desconhecidos. O sentimento auto-centrado de que “a vida é minha e faço dela o que quiser” não reconhece que cada pessoa ou grupo afetado por uma atitude de outra pessoa ou grupo tem o direito moral de cobrar, do responsável, as conseqüências de sua decisão.
Zelo - SIM
Mostre o seu zelo pelas outras pessoas sendo gentil, cuidadoso, generoso e compassivo.
Viva segundo a Regra de Ouro: trate os outros da mesma forma como você gostaria de ser tratado.
Pense no impacto e conseqüências que cada decisão, palavra ou ação sua vai provocar sobre os possíveis "parceiros".
FONTE: http://www.cmc.ensino.eb.br/cmc/index.php?option=com_content&view=article&id=1771&Itemid=30&lang=es



Nenhum comentário:

Postar um comentário