Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O MUNDO DOS SENTIMENTOS - COMPAIXÃO


COMPAIXÃO

Significado de Compaixão

s.f. Sentimento de pesar que nos causam os males alheios, bem como uma vontade de ajudar o próximo.
Sentimento de simpatia ou de piedade para com o sofrimento alheio, associado a vontade ou ao desejo de auxiliar de alguma forma: doar dinheiro para campanhas humanitárias é uma atitude que envolve muita compaixão.

http://www.dicio.com.br/compaixao/

Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece. A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e sofrimento alheios. Atos de caridade que busquem principalmente conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes, são mais corretamente classificados como atos de altruísmo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruísmo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles.
pt.wikipedia.org/wiki/Compaixão

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE PENA E COMPAIXÃO? ACESSE: http://blogdamariainez.blogspot.com.br/2012/01/diferenca-entre-pena-e-compaixao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário