Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O MUNDO DOS SENTIMENTOS - ANGÚSTIA


ANGÚSTIA

 

s.f. Ansiedade física acompanhada de opressão dolorosa: os estremecimentos da angústia. Inquietude profunda que oprime o coração: uma angústia mortal. Filosofia. Experiência metafísica, para os filósofos existencialistas, através da qual o homem toma consciência do ser. (Sin.: agonia, ansiedade, apreensão, aperto.)

Fonte:  http://www.dicio.com.br/angustia/ Acesso em 14/07/2011

Angústia Dominante

Quando, aparentemente, tudo parece controlado, existe sempre uma ânsia avassaladora que, por vezes, corrompe parte de mim.
De súbito, sinto-me envolvida num sentimento que me deixa, de tal modo, nostálgica.
Fico como consequência, a pensar no motivo gerador de tal sentimento, mas é algo a que não sei responder.
Por instantes, penso que será uma vontade, quase que incontrolada, de concretizar sonhos, desejos… mas são sonhos e desejos que não terão uma concretização possível, por isso continuo em busca do sentimento gerador da tal ânsia avassaladora.
Mas a busca persiste em revelar-se nula e sinto que falta algo que não encontro.
Talvez este algo seja um modo de vida diferente. Um modo de encarar a minha existência como fundamental para a existência de outros…


A angústia é uma emoção que precede algo (um acontecimento, uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego.
A angústia exerce função crucial na simbolização de perigos reais (situação, circunstância) e imaginários (consequências temidas).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ang%C3%BAstia - Acesso em 14/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário