Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O MUNDO DOS SENTIMENTOS - CONGRUÊNCIA


Congruência e Incongruência: "Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência" (FADIMAN & FRAGER. Teorias de Personalidade, 1980, p.226 na ed. brasileira). Pessoas que apresentam alto grau de congruência são aquelas cuja comunicação está em sintonia com a tomada de consciência, ou seja, conseguem demonstrar por meio de atos exatamente o que têm em mente. As crianças pequenas são altamente congruentes, pois expressam seus sentimentos conscientemente tão logo estejam prontas. Uma pessoa incongruente é aquela que não demonstra o que está realmente sentindo ou pensando. Pode ser considerada, muitas vezes, como mentirosa ou desonesta.





Congruência

O Coaching lida essencialmente com o Desenvolvimento Humano, transformando sonhos e metas em ações. Desenvolver-se significa também se adaptar a uma nova realidade, significa despedir-se de algo que não funciona mais e ir de encontro a uma outra realidade. No livro Contatos com o Tato, Virginia Satir exemplifica muito bem a mudança congruente.


" Mudar é antes de mais nada, ser sincero com os próprios sentimentos, chamo de congruência estado de honestidade emocional. A congruência vale para os seres humanos como um todo. Você é sua fonte mais importante e sempre a tem junto de si. A congruência também implica em correr riscos, ou seja, fazer algo que você nunca fez ou a mesma coisa de um outro jeito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário