Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TOUREIRO ALUCINOGENO - SALVADOR DÁLI

Toureiro alucinógeno – 1967-70 – óleo sobre tela – 398,8 x 2,99,7 cm – St. Petersburg – Museu Salvador Dali

Nesta obra o artista provoca uma ilusão no espaço, produzindo nele os temas que remetem a outras obras já realizadas pelo artista, como a Vênus de Milo, Dali criança observando a cena, a abelha, o touro, Gala e outras. Esta tela é apresentada por várias metáforas que decorrem do procedimento paranóico crítico, desvelando um espaço com poder criador - destruidor. Ao produzir esta obra o artista registrou uma ilusão lúcida, justapondo imagens dissimuladamente, trazendo nos elementos centrais o rosto de Dali, ponto de partida e fio condutor para a sua leitura.
O tema da tauromaquia não é comum nos trabalhos do artista, mas aqui ele apresenta uma temática codificada, indicando que o toureiro está prestes a ser morto, pois apresenta uma aparência serena, própria de uma estátua funerária, provavelmente, para exorcizar nele o fantasma do medo da morte.
Quadrante central da obra
Se dividirmos a tela do Toureiro alucinógeno em doze quadrantes, pode-se observar que cada quadrante indica um novo quadro, ou então pinturas que já foram realizadas por Dali.
Toureiro alucinógeno dividido em 12 quadrantes
No último quadrante inferior da direita está o Dali menino, cujo campo de visão abarca o conjunto da obra, parecendo extasiar esta criança. A Vênus gigante e as pequenas, as moscas reais, as rosas e o rosto de Gala. Este rosto no alto da tela se assemelha a um Cristo estabelecendo um olhar diagonal com a criança na base da tela e indica a sacralidade mítica do tema no olhar de Dali. A Vênus gigante é a presença da matrona na grandiosa arquitetura da arena, e este é um cenário da mitologia pessoal do artista, já visto em outro contexto por ele retratado.
            
Segundo Dali trata-se de uma fantasia inconsciente materializada, representada num mundo caótico proveniente do seu estado de alucinação que toma forma.

 último quadrante inferior direita do Toureiro alucinógeno
http://www.artistapsicoarte.com.br/dali02.html acesso em:10/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário