Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ATIVIDADE 03 - DIREITOS, PRIVILÉGIOS E OBRIGAÇÕES - 1º ANO


DIREITOS NATURAIS - São aqueles que possuímos desde o nascimento e pelo simples fato de sermos humanaos como o direito a alimentação, por ex.

DIREITOS ADQUIRIDOS - São aqueles que foram conquistados, exemplos são os diereitos trabalhistas como vimos na aula. Com o nascimento da indústria em meados do seculo XVIII e o incremento da produção de bens de consumo em larga escala,os trabalhadores não possuíam boas condições para trabalhar. Descanso aos domingos, salário digno, equipamentos de segurança e jornadas diárias que respeitavam os limites humanos, assim como todos os outros são direitos são direitos que só foram adquiridos muito mais tarde.

PRIVILÉGIO é um direito, mas que não é igual  para todos e contempla apenas uma pessoa ou uma parte de um determinado grupo social. Por isso se alguém possui um direito maior que o dos outros este alguém é um privilegiado, podem ter recebido  gratuitamente ou mesmo conquistado essa condição.



Obrigação é uma ação que precisa ser feita, ela está dentro do conceito moral de ação seja devido á regras, costumes ou valores, somos de certa forma, obrigados a agir em conformidade a eles.
Em relação aos direitos, a obrigação é importante para manter os direitos conquistados. Quando se passa muito tempo que um direito foi conquistado, perde-se a noção de direito e esquece-se o custo de sua aquisição transformado-o em obrigação.
Ex: O voto direto foi uma conquista àrdua e muito difícil, porém, depois que elegemos o primeiro presidente com o voto direto (Fernado Affonso Collor de Melo 1990) e tendo ele sofrido Impeachment, o voto direto passou ser para muitos brasileirtos uma obrigação odiosa.

FONTE: http://filosofandonssc.blogspot.com/2010/08/direitos-privilegios-e-obrigacoes.html ACESSO EM 16/08/2011


19 comentários:

  1. A obrigação é um dever, é importante para manter os direitos conquistados.
    Os Direitos Humanos, são as quais todo mundo tem.
    Adquiridos são os direitos conquistados com o maior esforço no passar dos anos.
    E o privilégio é um direito, mas nem todos tem esse direito, quem tem é chamado de privilegiados. Como exemplo, os ricos.

    ResponderExcluir
  2. O privilégio é um direito, mas que não é igual para todos.
    Obrigação é um direito também, mas é diferente, por exemplo:todos temos a obrigação de virmos á escola até os 18 anos.
    Direitos humanos todos temos.

    Elisiane gabriela moser

    ResponderExcluir
  3. o texto mostra a realidade da obrigasao de tudo em nossa vida. ex o direito de votar foi comquistado,mas teve de ser uma obrigasao porque se nao fosse obrigado ninguem votaria.
    o privilegio e ter algo que poucos no pais ou no mundo entre milhoes um bem que poucos tem que custam preço alto,ja o direito a maioria tem por que cada pessoa tem que ter o minimo para sobreviver com dignidade ex casa, lazer,saude ,seguramça,seguindo as regras.
    pedro gustavo dombrowicz

    ResponderExcluir
  4. Privilégio é algo que a pessoa tem ou conquistou.Pessoas que tem ótimos empregos,por exemplo,mas que no passado estudaram,conquistaram,tiveram um objetivo para acontecer.
    Direito já é algo que tem a fazer mas que não vira obrigação.Um dos exemplos,eu acho que,as pessoas tem direito de comida na mesa,emprego,ou seja, uma vida digna.
    Mas hoje tem pessoas que não recebem esse direito,porque o mundo está em desigualdades.
    Obrigaçao é algo que as pessoas tem que fazer.Que não há outro jeito.Como um emprego por exemplo,se você não fazer o serviço que o patrão mandou,você não tem nem duas opições,é simplismente demitido.

    Aline Redmerski.

    ResponderExcluir
  5. Daniela Jaroczinski

    Bom para adquirirmos essas três caracteríticas, precisamos viver, conceituá-las e diagnosticá-las, pois uma precisa da outra, por exemplo:Tivemos o direito de nascer, com a qual nossos pai teiveram o privilégio de escolher e dar nossos nomes, mas isso não seria só um privilégio, pois é uma obrigação de nos fazer viver com o qual nome irão nos chamar. Depois é a nossa parte de escolher na vida, oque queremos e acharmos melhor para nós. Terá o estudo pra aprendermos e o trabalho que iremos obedecer,e até depois que conhecermos bem a vida, uma Familia iremos conquistar e criar, para que outras pessoas façam sua parte!..

    ResponderExcluir
  6. Acho que primeiramente todos nós temos direitos naturais, direitos adquiridos, privilégios e obrigações, mas depende de cada um escolher como quer viver cada um. Mas também acho que devemos dar mais valor aos direitos que possuímos, tanto os naturais, quanto os adquiridos, e se soubermos usar esses direitos e cumprir com nossas obrigações, nos tornaremos privilegiados, é fácil de entender um completa o outro, e precisamos batalhar para adquiri-los cada vez mais.

    Luana Taline Schmitt

    ResponderExcluir
  7. Temos direitos quando nascemos, no decorrer da nossa vida... mas também algo que faz nos distanciar de realizarmos eles. Com essa, digamos "teimosia", nossos direitos viram obrigações. Não sei de onde parte tamanha teimosia para chegar ao ponto de termos que fazer isso ou aquilo e ponto final, mas essa é a realidade de hoje e é tarde demais para nos mostrar interessados.

    Josiane Slometzki

    ResponderExcluir
  8. Tainara Carla Chaves Jaroczinski24 de agosto de 2011 às 14:05

    O texto fala que todos nós já nascemos com os direitos naturais que são a alimentação, moradia e estudo, já os direitos adquiridos sãa aqueles que nós mesmos conseguimos com o nosso esforço e determinação.

    ResponderExcluir
  9. Ana Beatriz Redmerski
    Todos temos direitos, alguns por seus esforsos tem privilegios e as obrigações só é um modo que acharam para que todos cumpricem seus direitos

    ResponderExcluir
  10. Daniele Campos
    Direitos nós temos desde o nascimento até a nossa morte.
    Ter privilegios é ter um direito maior que o dos outros.
    Obrigações é um modo de nos forçar a fazer algo que não queremos

    ResponderExcluir
  11. Bom,voce já parou pra pensar se no mundo não existisse esses direitos deveres e privilégios todo o mundo ia se desrespeitar seria um caos total.

    ResponderExcluir
  12. bem existe dois tipos de direitos os direitos naturais e os direitos adquiridos.
    os direitos naturais são aqueles que nos temos desde o nascimento,como direito a ter uma casa para morar, a alimentação.
    os direitos adquiridos são aqueles que nos conquistamos.
    por ex:todos nos temos o direito de vir para a escola mas esse direito virou obrigação para que todas as pessoas tenham o direito a educação.
    Eu acho que depende de cada um de nos escolher como quer viver cada um desses direitos.

    ResponderExcluir
  13. eu acho que que direitos foram conquistados com o passar do tempo mas como esses direitos foram estrapolados então foi criado os deveres para vc aprender a cumprir mas o dever não é uma obrigação mas de vez em quanto vira porcausa que tem jente que não cumpre

    ResponderExcluir
  14. Todos nós temos um privilégio, pois privilégio é um direito, mas que não é igual para todos, obrigação é um direito também, mas é diferente, um exemplo:todos temos a obrigação de ir á escola até os 18 anos de idade.

    Bruno Genésio Rosa

    ResponderExcluir
  15. Todos nós temos diretos e deveres mais devemos saber cumpri-los e utiliza-los.

    Leandro Feiler

    ResponderExcluir
  16. Direitos humanos são a que todos temos.
    Privilégio é um direito, mas nem todos tem.
    Obrigação é um direito de todos, mas nem todos cumprem.

    ResponderExcluir
  17. direitos todos nós temos e os exigimos muito deles,e
    com tudo isso acabamos esquecendo dos nossos deveres e mesmo lembrando sera que fizemos nossos deveres corretamente, pois ja que estamos tão preucupados com nossos direitos?

    ResponderExcluir
  18. Os Direitos Humanos, são as quais todo mundo tem.
    A obrigação é um dever, é importante para manter os direitos conquistados.
    E o privilégio é um direito, mas nem todos tem esse direito.

    ResponderExcluir
  19. Daniel Roberto de Souza24 de setembro de 2011 às 15:13

    Direitos Humanos, são aqueles que possuímos desde o nascimento. Privilégio é um direito, mas nem todos tem. Obrigação é um direito de todos, para manter.

    ResponderExcluir